Contribuição Sindical 2017

Guia para Recolhimento da Contribuição Sindical Urbana

A cobrança da Contribuição Sindical Urbana é determinada no Capítulo III da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, combinado com o Inciso IV do Art. 8° da Constituição Federal. Seu pagamento é obrigatório, devido por todos(as) os(as) engenheiros(as). Por força do artigo 588 da CLT, a Econômica Federal mantém conta corrente intitulada “Depósitos da Arrecadação da Contribuição Sindical”, em nome de cada uma das entidades sindicais beneficiárias, (Sindicato, Federação, Confederação, Central Sindical), bem como do Ministério do Trabalho e Emprego (Conta Especial Emprego e Salário), pelo fato de a CEF ser a responsável pela partição do valor arrecadado, creditando a cada um a parcela correspondente, conforme estabelecido no artigo 589 da CLT.

 

1. Profissionais Empregados

Os empregados engenheiros poderão optar pelo pagamento, até o último dia útil do mês de fevereiro (28/02), ao SENGE/DF, do valor de R$ 264,00  (duzentos e sessenta e quatro reais) para o exercício de 2017, conforme definido em assembleia geral da categoria e correspondente a 1/30 (um trinta avos) do Salário Mínimo Profissional vigente na data da AGE, nos termos da Lei n.º 4.950-A/1966, através da GUIA DE RECOLHIMENTO DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL URBANA – GRCSU, conforme artigo 585 da CLT, no valor acima estabelecido, ficando o profissional obrigado a apresentar a comprovação do recolhimento, no Setor de Recursos Humanos, a tempo de evitar que o órgão venha descontar do seu salário na folha de pagamento do mês de março a importância de um dia do seu salário. A mencionada Guia de Recolhimento da Contribuição Sindical Urbana – GRCSU poderá ser obtida diretamente no site www.sengedf.com.br ou pessoalmente na sede do Sindicato, situada na EQS 102/103, Bloco “A”, Sala 01, 2° Pavimento, Centro Empresarial São Francisco.

Após esse prazo, os profissionais regularmente empregados estão sujeitos ao desconto, por parte da empresa empregadora, de um dia de sua remuneração (do mês de março).  Vale lembrar que o não recolhimento, ou o recolhimento incorreto da Contribuição Sindical sujeitará os infratores às penalidades previstas nos Art. 598 e seguintes, da mesma CLT.

2. Empresas

Já está disponível para emissão e pagamento (botão azul mais abaixo) a Guia de Recolhimento da Contribuição Sindical Urbana (GRCS) para as EMPRESAS que descontaram o valor da remuneração de seus empregados no mês de Março/2017. O valor da guia abaixo deve ser calculado pelo departamento contábil da empresa empregadora e o CNPJ informado no sistema deve ser o mesmo da empresa empregadora. Válida para pagamento até 30/04/2017. Qualquer dúvida, favor entrar em contato com o Senge-DF, telefone (61) 3225-3137.

 

Importante

Ao pagar a Contribuição Sindical o(a) profissional NÃO está se filiando ao Sindicato. Para filiar-se, é necessário preencher ficha específica na Secretaria do Senge-DF e pagar a anuidade social.

Valorize a Engenharia. Fortaleça seu Sindicato e a luta pelos seus direitos. Filie-se, participe das atividades do Senge/DF e desfrute dos benefícios que a entidade pode lhe proporcionar. 

Para mais informações e esclarecimento de eventuais dúvidas, entre em contato conosco: Senge/DF (61) 3225-3137  (61) 3225-2440

 

Abaixo você encontra o link para a Guia de Recolhimento da Contribuição Sindical Urbana – GRCSU (online), para EMPRESAS/2017:
 

 
Obs. Os PROFISSIONAIS que ainda desejam emitir a GRCS devem entrar em contato com a secretaria do Senge-DF, pelo telefone (61) 3225-3137.

Atenção: para pagamento da GRCSU 2016 (ou anos anteriores), favor solicitar informações pelos telefones (61) 3225-2440 ou (61) 3225-3137 (Secretaria do SENGE-DF).