Histórico

HISTÓRICO

 

SENGE-DF: há mais de 40 anos na defesa dos profissionais da Engenharia

O Sindicato dos Engenheiros no Distrito Federal foi fundado em 4 de abril de 1973, obteve sua Carta Sindical em 7 de março de 1974 e representa os(as) engenheiros(as) das diversas modalidades que tenham sua base de atuação no Distrito Federal. É filiado à FNE – Federação Nacional dos Engenheiros e à CNTU – Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados, ambas sediadas em Brasília.

Há mais de 40 anos o SENGE/DF vem promovendo efetivamente a categoria dos engenheiros, seja na defesa dos seus direitos e interesses coletivos ou individuais, inclusive em questões judiciais e administrativas, seja promovendo cursos, treinamentos e outros eventos, com destaque para o Encontro de Engenheiros do Distrito Federal, cuja terceira edição foi realizada com êxito em 2012. Em 2014, o SENGE/DF reafirma o seu papel fundamental na valorização dos profissionais da Engenharia e espera contar com a importante participação de todos(as) os(as) engenheiros(as) radicados(as) no Distrito Federal.

O SENGE-DF tem sua sede na EQS 102/103 – Bloco A – 2º pavimento – Sala 01 – Centro Comercial São Francisco, no Eixo L Sul, em Brasília.

 

Atribuições:

O SENGE-DF é a organização representativa dos profissionais de Engenharia das diferentes modalidades, na jurisdição do Distrito Federal.

Dispõe a Constituição Federal de 1988:

“Art. 8° – É livre a associação profissional ou sindical, observado o seguinte:
I – ……………
II – …………..
III – ao Sindicato cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas;

Estão dispostas também na CLT – Consolidação das Leis do Trabalho, TÍTULOS V e VI, Art.s 511 a 625, questões referentes à representação sindical, destacando-se:

“Art. 513 – São prerrogativas dos Sindicatos:

a) representar, perante as autoridades administrativas e judiciárias, os interesses gerais da respectiva categoria ou profissão liberal, ou os interesses individuais dos associados relativos à atividade ou profissão exercida;” (…) 

_________________

 

 

SINDICATO DOS ENGENHEIROS NO DISTRITO FEDERAL
EDITAL DE CONVOCAÇÃO – ELEIÇÕES GERAIS

O Presidente do Sindicato dos Engenheiros no Distrito Federal – SENGE/DF, no uso de suas atribuições estatutárias, convoca, todos os filiados em dia com suas obrigações sindicais, para participarem das ELEIÇÕES GERAIS/2020 com vistas à escolha, pelo voto secreto, dos membros da Diretoria, do Conselho Fiscal e da Representação junto à FNE, para o triênio de 01/10/2020 a 30/09/2023, a realizar-se no dia 08 de setembro de 2020 no horário das 08h às 20h, ininterruptamente, na sede do Sindicato, sito à – EQS 102/103, Bloco “A”, sala 01, 2º pavimento – Centro Empresarial São Francisco, Brasília-DF.

1 – DOS CARGOS. Os cargos a serem ocupados são:

A) DIRETORIA:

Presidente, VicePresidente, Diretor Administrativo, Diretor Administrativo Adjunto, Diretor Financeiro, Diretor Financeiro Adjunto, Diretor de Relações Sindicais, Diretor de Benefícios, Diretor de Relações Institucionais e Diretor de Comunicação.

B) CONSELHO FISCAL:

Três (3) Membros Efetivos e três (3) Membros Suplentes.

C) REPRESENTAÇÃO JUNTO À FNE:

Um (1) Representante Efetivo e um (1) Representante Suplente. 2

– DO REGISTRO DE CHAPAS. O registro de chapas far-se-á exclusivamente na Secretaria do SENGE/DF, em formulário próprio, mediante recibo da documentação apresentada, no período compreendido do dia 05/junho/2020 até o dia 06/julho/2020. A Secretaria funciona na sede do Sindicato, de 2ª a 5ª feira das 12h às18h e sexta-feira das 12h às 17h. 3 – DAS ELEIÇÕES SUPLEMENTARES. Nos casos previstos de empate entre as chapas mais votadas ou de anulação das Eleições, serão realizadas Eleições Suplementares no dia 29 de setembro de 2020, no mesmo horário e local.

Brasília-DF, 01 de junho de 2020.
Eng. Mário César Faustino Honório

Presidente do SENGE/DF

Powered by WordPress Popup