Concurso fotográfico propõe celebrar e refletir sobre o Cerrado

foto_cerrado_senge

Melhor foto realizada por engenheiro(a) também receberá prêmio

Estão abertas até o dia 7 de dezembro as inscrições para o concurso cultural Foto Cerrado 2015. Promovida pelo Portal ECO Brasília em parceria com o Sindicato dos Engenheiros no Distrito Federal (Senge-DF), a iniciativa de âmbito nacional tem como objetivos sensibilizar para a causa da valorização e preservação do Cerrado, e destacar o papel dos engenheiros, de todas as modalidades, no desenvolvimento de pesquisas e tecnologias que promovam a sustentabilidade socioambiental.

logo_foto_cerrado

Com o tema “Um Olhar sobre o Cerrado”, o concurso vai premiar com aparelhos fotográficos e eletrônicos (smartphone, tablet, câmera) três fotografias, nas categorias “Geral” e “Engenheiros”. Podem participar fotógrafos amadores e profissionais de todo o Brasil que tenham feito registros fotográficos em unidades da federação com incidência de Cerrado: Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e o Distrito Federal, além dos encraves do bioma no Amapá, Roraima, Pará e Amazonas. O resultado do concurso será divulgado em 11 de dezembro, Dia do Engenheiro.

Para Andrés Gianni, idealizador do concurso e editor do Portal ECO Brasília, o Foto Cerrado é uma oportunidade de celebrar a riqueza do segundo maior bioma brasileiro e, ao mesmo tempo, de promover reflexões. “O Cerrado é o lar de mais de 20 milhões de brasileiros e concentra 5% da flora e fauna mundiais. Mesmo com uma biodiversidade de riqueza incalculável, mesmo sendo o berço das águas do Brasil e possuir as maiores reservas subterrâneas de água doce do mundo, esse bioma sofre ameaças constantes e já perdeu metade da cobertura vegetal. E as perdas vão continuar enquanto ele não for considerado Patrimônio Nacional, o que ajudará a assegurar a sua preservação e uma melhor qualidade de vida para suas populações”, afirma. “Da mesma maneira que falamos e lutamos pela Amazônia e pela Mata Atlântica, por exemplo, temos de valorizar e cuidar dos demais biomas que compõem esse espetacular mosaico de biodiversidade e recursos naturais que nos mantém vivos”, acrescenta.

Sobre a parceria com o Senge-DF, Gianni ressalta que os profissionais de engenharia são fundamentais na construção do mundo sustentável que todos desejam. “Seja no campo das pesquisas ou no desenvolvimento de tecnologias, os engenheiros e engenheiras têm papel decisivo. Todos os dias, cerca de 1 milhão de engenheiros brasileiros – ambientais, agrônomos, florestais e de todas as demais modalidades – dão valorosa contribuição para a resolução dos mais variados desafios socioambientais. Devemos muito a esses profissionais”, afirma.

O presidente do Senge-DF, Brasil Américo Louly Campos, destaca que, historicamente, os engenheiros têm conduzido os principais processos de inovação no mundo. “O olhar do engenheiro está sempre voltado para a resolução de problemas socioambientais. É com o talento dos engenheiros que inúmeras tecnologias sustentáveis foram criadas, como as que temos hoje na área da eficiência energética e hídrica, das construções e materiais sustentáveis, das tecnologias agrícolas e de manejo florestal, por exemplo. E outras logo estarão aí, para ajudar a racionalizar e otimizar o uso dos recursos, finitos, do planeta”, conclui.

Serviço:
FOTO CERRADO 2015
Inscrições até 7 de dezembro
pelo site www.fotocerrado.com.br
Outras informações: contato@fotocerrado.com.br

(Fonte: Portal ECO Brasília)

O SENGE DF, IRÁ SORTEAR 1 BOLSA DE 70% DO VALOR DO CURSO COMPLETO DE SPDA + MPS AOS ENGENHEIROS FILIADOS DO SENGE, EM DIA COM SUAS ANUIDADES!
APRESENTE O INTERESSE, LIGUE PARA CONCORRER
Telefones: 3225-2440
WhatsApp: 98611-7893

Horário de atendimento: 12:00 as 18:00 horas

SE AINDA NÃO É FILIADO, FILIE-SE JÁ!