Contribuição Sindical 2018 – Fique por dentro das mudanças e não perca o prazo

A Lei 13.467 de 13 de julho de 2017, cuja vigência se deu a partir de 11/11/2017, na parte em que trata da Organização Sindical, alterou artigos da CLT referentes à fixação e recolhimento do Imposto Sindical, passando as Contribuições a serem devidas “…desde que prévia e expressamente autorizadas.” O que foi definido em Assembleia Geral Extraordinária, conforme orientação da Federação Nacional dos Engenheiros – FNE, realizada no dia 18/12/2017, que autorizou de forma coletiva a cobrança da contribuição sindical do profissional engenheiro.

Essa contribuição anual para os engenheiros representa um dia do Salário Mínimo Profissional de 2017 (R$8.433,00), vigente pela Lei Federal 4.950-A/66, portanto o valor da GRCS de 2018 é de R$ 281,10 (duzentos e oitenta e um reais e dez centavos), para pagamento até o último dia útil do mês de fevereiro (28/02).

Parte desse valor, 60% destina-se à sustentação financeira da entidade sindical representativa, no caso o SENGE/DF, única representante oficial e defensora da nossa categoria no Distrito Federal, destinando-se 15% à Federação, 20% ao Ministério do Trabalho e Emprego, e 5% à Confederação correspondente.

Destacamos que esse tipo de financiamento sindical permite que o Sindicato possa cumprir as atribuições constitucionais previstas, como por exemplo: participação em negociações coletivas, assistência nas rescisões contratuais, assistência social, objetivando o desenvolvimento da profissão, além da manutenção de sua estrutura administrativa, indispensável ao cumprimento das atribuições citadas.

Para os profissionais autônomos, a guia de recolhimento da Contribuição Sindical pode ser usada como prova de exercício de atividade profissional para fins trabalhistas e previdenciários, especialmente no caso da Aposentadoria Especial.

Profissional, clique na imagem a seguir para a Guia de Contribuição Sindical 2018:

Para Empregadores (Guia de Contribuição Sindical do Empregador 2018):

Favor ligar para a secretaria do Senge (61) 3225-2440.

Importante:

Ao pagar a Contribuição Sindical o(a) profissional NÃO está se filiando ao Sindicato. Para filiar-se, é necessário preencher ficha específica na Secretaria do Senge-DF e pagar a anuidade social.

Valorize a Engenharia. Fortaleça seu Sindicato e a luta pelos seus direitos. Filie-se, participe das atividades do Senge/DF e desfrute dos benefícios que a entidade pode lhe proporcionar.

Para mais informações e esclarecimento de eventuais dúvidas, entre em contato conosco: Senge/DF (61) 3225-2440

Atenção: para pagamento da GRCSU 2017 (ou anos anteriores), favor solicitar informações pelos telefones (61) 3225-2440 (Secretaria do SENGE-DF).

EDITAIS DE CONVOCAÇÃO

I –  ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Presidente do Sindicato dos Engenheiros no Distrito Federal – SENGE/DF, no uso de suas atribuições estatutárias e de acordo com o Parágrafo 2° do Artigo 21 do Estatuto do SENGE/DF, CONVOCA TODOS OS SEUS FILIADOS QUITES COM SUAS OBRIGAÇÕES SINDICAIS para participarem da ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA à realizar-se no dia 25 de junho de 2018, na sede do SENGE/DF, sito à EQS 102/103, Bloco “A”, Sala 01, 2° Pavimento – Centro Empresarial São Francisco, às 18h em primeira convocação com a maioria absoluta dos filiados quites, e às 18h30min em segunda e última  convocação, com qualquer número de participantes em condições de votar, para deliberarem sobre a seguinte ORDEM DO DIA:

Eleição de 05 delegados da base com direito a voz e voto para participarem do X CONSE – CONGRESSO NACIONAL DE SINDICATO DE ENGENHEIROS, que será realizado na cidade de SÃO PAULO – SP, no período DE 13 a 14 de setembro de 2018.

II – ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Sindicato dos Engenheiros no Distrito Federal neste ato representado por seu presidente, CONVOCA TODOS OS ENGENHEIROS EMPREGADOS DA COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO – CONAB, ASSOCIADOS OU NÃO AO SENGE/DF, para comparecerem à ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA que será realizada no dia 28 de junho de 2018, às 16h, em primeira convocação, e às 16h30min, em segunda convocação, com qualquer número de presentes, Auditório da Sede da Conab localizada na SGAS 901 bloco A LOTE 69 – CEP 70.390-010, Brasília – DF, para discussão e deliberação da seguinte ORDEM DO DIA:

1. A) Discutir e aprovar a Pauta de Reivindicações da categoria para o ano de 2018, visando o início das negociações com database em 1° de setembro;
  2. B) Delegar poderes para que a FNE – Federação Nacional dos
    Engenheiros venha a iniciar as negociações coletivas de trabalho, assinar Acordo Coletivo de Trabalho ou, caso frustradas as tratativas, instaurar Dissídio Coletivo junto ao C. TST;
  3. C) Fixar e autorizar o desconto da Contribuição Assistencial e/ou Confederativa e/ou Profissional e/ou Negocial; e
  4. D) Declarar a Assembleia aberta em caráter permanente até o final do processo de negociação coletiva.

Brasília/DF, 19 de junho de 2018.

Eng. Mário César Faustino Honório – Presidente do SENGE/DF.