Instituto irá inaugurar primeiro curso de Engenharia de Inovação

Graduação será oferecida pela Isitec, em São Paulo. Capacitação terá duração de cinco anos em período integral

Instituto Superior de Inovação e Tecnologia (Isitec) irá inaugurar, em fevereiro, em São Paulo, o primeiro curso brasileiro de graduação em Engenharia de Inovação.

O projeto foi apresentado na segunda-feira (26) ao ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, pelo presidente do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo (Seesp) e da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE, Murilo Celso de Campos Pinheiro.

Segundo ele, o curso segue o modelo de universidades internacionais, como os oferecidos nas seguintes instituições norte-americanas: Texas University, Massachusetts Institute of Technology (MIT) e Harvard University.

“É uma faculdade sem fins lucrativos e a primeira montada por uma entidade sindical no País. É a nossa contribuição para a sociedade brasileira, e o ministro ficou muito entusiasmado com isso”, afirmou Pinheiro, que aproveitou a ocasião para convidar Aldo para a aula inaugural do curso.

O ano letivo começa no dia 23 de fevereiro, e a primeira turma contará com 60 alunos. A expectativa, disse o presidente do Seesp, é a de que o curso seja uma referência para outras faculdades brasileiras, ao inserir uma nova categoria no mercado, voltada à indústria.

“O mercado é extenso e tudo o que se faz em engenharia tem que ser com inovação. Então queremos apresentar ao mercado profissionais que possam trabalhar com inovação”, ressaltou Pinheiro.

Também participaram da audiência com o ministro os representantes da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) Artur Araújo e João Guilherme Vargas Neto.

Sobre o curso

De acordo com Pinheiro, os professores estão sendo treinados há dois anos para ensinar engenharia com a preocupação de estimular a inovação e empreendedorismo.

Ele explica que primeiro os alunos aprenderão conceitos e experimentações para depois escolherem o ramo da engenharia que queiram se aprofundar. O curso tem duração de cinco anos em período integral e a grade curricular soma 4.620 horas.

O processo de seleção para a primeira turma começou em outubro do ano passado. Os inscritos fizeram um exercício de aptidão lógica online e uma prova presencial de expressão. A nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também contou para a seleção dos estudantes.

Histórico

O Isitec foi criado em 2011 e credenciado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2013. A instituição tem como entidade mantenedora o Seesp e conta com o apoio da FNE.

A ideia do curso surgiu da necessidade de se formar profissionais aptos a empreender e buscar soluções para a indústria brasileira e foi desenvolvida durante os debates do “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento” – projeto articulado pela FNE e seus sindicatos afiliados e por entidades como a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

(com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) 

SINDICATO DOS ENGENHEIROS NO DISTRITO FEDERAL
EDITAL DE CONVOCAÇÃO – ELEIÇÕES GERAIS

O Presidente do Sindicato dos Engenheiros no Distrito Federal – SENGE/DF, no uso de suas atribuições estatutárias, convoca, todos os filiados em dia com suas obrigações sindicais, para participarem das ELEIÇÕES GERAIS/2020 com vistas à escolha, pelo voto secreto, dos membros da Diretoria, do Conselho Fiscal e da Representação junto à FNE, para o triênio de 01/10/2020 a 30/09/2023, a realizar-se no dia 08 de setembro de 2020 no horário das 08h às 20h, ininterruptamente, na sede do Sindicato, sito à – EQS 102/103, Bloco “A”, sala 01, 2º pavimento – Centro Empresarial São Francisco, Brasília-DF.

1 – DOS CARGOS. Os cargos a serem ocupados são:

A) DIRETORIA:

Presidente, VicePresidente, Diretor Administrativo, Diretor Administrativo Adjunto, Diretor Financeiro, Diretor Financeiro Adjunto, Diretor de Relações Sindicais, Diretor de Benefícios, Diretor de Relações Institucionais e Diretor de Comunicação.

B) CONSELHO FISCAL:

Três (3) Membros Efetivos e três (3) Membros Suplentes.

C) REPRESENTAÇÃO JUNTO À FNE:

Um (1) Representante Efetivo e um (1) Representante Suplente. 2

– DO REGISTRO DE CHAPAS. O registro de chapas far-se-á exclusivamente na Secretaria do SENGE/DF, em formulário próprio, mediante recibo da documentação apresentada, no período compreendido do dia 05/junho/2020 até o dia 06/julho/2020. A Secretaria funciona na sede do Sindicato, de 2ª a 5ª feira das 12h às18h e sexta-feira das 12h às 17h. 3 – DAS ELEIÇÕES SUPLEMENTARES. Nos casos previstos de empate entre as chapas mais votadas ou de anulação das Eleições, serão realizadas Eleições Suplementares no dia 29 de setembro de 2020, no mesmo horário e local.

Brasília-DF, 01 de junho de 2020.
Eng. Mário César Faustino Honório

Presidente do SENGE/DF

Powered by WordPress Popup