Senge finaliza negociações com sindicatos patronais

Após diversas reuniões, o Senge-DF finalizou as negociações salariais com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) e com o Sindicato da Arquitetura e da Engenharia Consultiva no Distrito Federal (Sinaneco-DF).

Com o Sinduscon-DF, no dia 24 de junho, o Senge-DF assinou o 1º Termo Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho 2013/2015. Entre os pontos acordados, ficou definido o valor de R$ 6.677,24 como piso salarial dos engenheiros empregados na área da Construção, considerando a jornada de trabalho diária de 8 horas.

Os salários dos profissionais com até três anos de formados e em atividade receberão reajuste de 5,82%, enquanto serão reajustados em 6% os dos engenheiros com mais de três anos de formados e em exercício.

As atualizações salariais serão concedidas sobre os salários devidos em maio de 2013, compensando-se eventuais antecipações compulsórias ou espontâneas deferidas.

Conquista
No dia 7 de julho, o Senge-DF firmou a Convenção Coletiva 2014/2016 com o Sinaenco-DF. O documento define o piso salarial de R$ 6.516,00 para a jornada de trabalho de 44 horas semanais dos engenheiros que trabalham no setor da Engenharia Consultiva. Também ficou decidido que os salários serão corrigidos em 5,82% a partir da data-base de 1º maio de 2013.

O aumento do piso salarial, este cujo valor era equivalente a 8,5 salários mínimos e agora passa para 9 salários mínimos, é mais uma conquista do Senge-DF em benefício dos profissionais.

Ambos os documentos assinados com os sindicatos patronais aguardam a homologação pelo Ministério do Trabalho e Emprego, conforme exigência da CLT. Em breve, estão estarão disponíveis neste site (em Documentos) para consulta e download.