Histórico

HISTÓRICO

SENGE-DF: há mais de 40 anos na defesa dos profissionais da Engenharia

O Sindicato dos Engenheiros no Distrito Federal foi fundado em 4 de abril de 1973, obteve sua Carta Sindical em 7 de março de 1974 e representa os(as) engenheiros(as) das diversas modalidades que tenham sua base de atuação no Distrito Federal. É filiado à FNE – Federação Nacional dos Engenheiros e à CNTU – Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados, ambas sediadas em Brasília.

Há mais de 40 anos o SENGE/DF vem promovendo efetivamente a categoria dos engenheiros, seja na defesa dos seus direitos e interesses coletivos ou individuais, inclusive em questões judiciais e administrativas, seja promovendo cursos, treinamentos e outros eventos, com destaque para o Encontro de Engenheiros do Distrito Federal, cuja terceira edição foi realizada com êxito em 2012. Em 2014, o SENGE/DF reafirma o seu papel fundamental na valorização dos profissionais da Engenharia e espera contar com a importante participação de todos(as) os(as) engenheiros(as) radicados(as) no Distrito Federal.

O SENGE-DF tem sua sede na EQS 102/103 – Bloco A – 2º pavimento – Sala 01 – Centro Comercial São Francisco, no Eixo L Sul, em Brasília.

 

Atribuições:

O SENGE-DF é a organização representativa dos profissionais de Engenharia das diferentes modalidades, na jurisdição do Distrito Federal.

Dispõe a Constituição Federal de 1988:

“Art. 8° – É livre a associação profissional ou sindical, observado o seguinte:
I – ……………
II – …………..
III – ao Sindicato cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas;

Estão dispostas também na CLT – Consolidação das Leis do Trabalho, TÍTULOS V e VI, Art.s 511 a 625, questões referentes à representação sindical, destacando-se:

“Art. 513 – São prerrogativas dos Sindicatos:

a) representar, perante as autoridades administrativas e judiciárias, os interesses gerais da respectiva categoria ou profissão liberal, ou os interesses individuais dos associados relativos à atividade ou profissão exercida;” (…) 

_________________