Oportunidades para Inovação Tecnológica e Empreendedorismo na Engenharia são apresentadas na Inova Summit 2023

Entre os dias 20 e 22 de junho, Brasília recebeu um evento de destaque para profissionais e entusiastas da engenharia e inovação: o Inova Summit 2023.

O evento reuniu renomados especialistas, empreendedores e líderes do setor para discutir as tendências e os desafios da engenharia, para promover a importância do empreendedorismo nesse campo.

O diretor de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo do Sindicato dos Engenheiros no Distrito Federal SENGE DF, Eng. Marcus Vinícius, esteve presente no evento e afirma que ” o Inova Summit é reconhecido como um dos principais eventos do segmento, sendo uma oportunidade única para engenheiros e demais profissionais se atualizarem sobre as últimas novidades e se conectarem com outros atores do setor”.

Durante os três dias de evento, foram realizadas palestras, mesas-redondas, workshops e exposições, abordando uma ampla gama de temas relacionados à engenharia e à inovação tecnológica.

Marcus Vinícius, afirma que: “um dos pontos altos do Inova Summit foi a discussão sobre a importância do empreendedorismo no mundo da engenharia. O evento destacou que, cada vez mais, os engenheiros têm a oportunidade de atuar como empreendedores, utilizando suas habilidades técnicas e conhecimentos para identificar problemas e criar soluções inovadoras. O empreendedorismo na engenharia não se limita apenas à criação de startups, mas também engloba a capacidade de pensar de forma criativa e desenvolver projetos inovadores dentro de empresas e instituições.”

A vice diretora de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo do SENGE DF, Rosangela Fricke, afirma que: “a engenharia é uma área fundamental para o desenvolvimento econômico e social de uma nação, e o empreendedorismo desempenha um papel crucial nesse contexto. Empreender na engenharia significa não apenas gerar novos negócios e empregos, mas também promover avanços tecnológicos, solucionar desafios complexos e impulsionar a competitividade do setor. Os engenheiros empreendedores são agentes de transformação, capazes de impactar positivamente a sociedade por meio de inovações e melhorias contínuas.”

Alinhado a essa temática, destaca-se também o edital aberto do CocreationLab em parceria com o SENGE DF, oferece uma oportunidade única para os engenheiros interessados em empreender, de forma gratuita.

O CocreationLab é um programa de pré incubação de startups que busca fomentar a inovação e o empreendedorismo na área da engenharia. Por meio do edital, os engenheiros podem submeter suas ideias e projetos inovadores, concorrendo a uma vaga no programa e recebendo suporte, mentorias e recursos para transformar suas ideias em negócios viáveis.

O CocreationLab, além de fornecer uma estrutura de apoio para o desenvolvimento das startups, também oferece acesso a uma ampla rede de contatos, investidores e parceiros estratégicos. O programa busca incentivar a cultura empreendedora na engenharia, estimulando os profissionais a transformarem suas ideias em projetos de sucesso e contribuírem para o avanço da área.

O mundo da engenharia está em constante evolução, e o empreendedorismo desempenha um papel fundamental nesse contexto. Iniciativas como o Inova Summit e o CocreationLab impulsionam a inovação, incentivam o desenvolvimento de novas soluções e estimulam os engenheiros a serem agentes de transformação. O futuro da engenharia depende da capacidade de empreender e pensar de forma inovadora, e é fundamental que os profissionais estejam preparados para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que surgem nesse cenário dinâmico e promissor.

As inscrições para submissão de ideias ou projetos no Cocreation Lab finalizam no dia 25/06. Aproveite esta oportunidade!

 

Link para inscrição: https://cocreationlab.com.br/editais/